Use o cupom PRIMEIRA10 e ganhe desconto na primeira compra!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Saiba mais.

Fale com a gente!

Dúvida, elogio, reclamação ou sugestão?
Entre em contato, estamos aqui para te ajudar :)

ola@useorganico.com.br

+55 11 96335-4787

Segunda a Sexta das 9:30 às 17:30

Selos e certificações

As marcas encontradas na Use Orgânico possuem selos de certificação nacional e internacional que comprovam a sua qualidade e procedência, proporcionando para você credibilidade e confiança em cada um de nossos produtos.

Conheça os principais selos ecológicos do mundo:

Sociedade Vegetariana Brasileira – A SVB, fundada em 2003 no Brasil, promove o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo político, a Sociedade Vegetariana Brasileira realiza a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo, e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Este selo fornece a garantia ao consumidor de que o desenvolvimento e fabricação de um determinado produto ou cosmético não teve qualquer uso de animais ou suas partes, a promoção do vegetarianismo estrito em todos os seus aspectos, incluindo o ético, o ecológico e o de saúde e a cooperação com organizações de âmbito local, regional, nacional e internacional com objetivos semelhantes.

Cruelty Free - O selo Cruelty Free foi criado pela People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), organização americana criada em 1980 dedicada à defesa dos direitos animais para lutar contra os maus tratos e ações que agridem a fauna. Este selo garante que o produto ou cosmético é “livre de crueldade” e é utilizado em embalagens de produtos que não são testados em animais.

ECOCERT - A Ecocert, fundada em 1991 na França por engenheiros agrônomos conscientes da necessidade de desenvolver uma agricultura ecológica e oferecer reconhecimento para aqueles que se envolvem neste modo de produção, é considerada uma das maiores certificadoras da Europa e está presente em mais de 50 países. A Ecocert utiliza apenas um selo, no qual fabricante é obrigado a identificar no rótulo se o produto é orgânico ou natural. Para um produto ser orgânico precisa conter 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas vegetais utilizadas na formulação, e para ser considerado natural deve ter no máximo 5% de ingredientes de síntese pura (sobre o total de ingredientes), mínimo 5% de ingredientes certificados orgânicos (sobre o total de ingredientes) e mínimo 50% de ingredientes vegetais certificados orgânicos (sobre o total de ingredientes vegetais).

Ecolabel Brasil Falcão Bauer – O selo** Ecolabel Brasil é uma certificação ecológica atribuída a todos os produtos e cosméticos biodegradáveis que garantem um impacto ambiental reduzido durante o seu ciclo de vida. Foi criado pelo **Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ), que atua no Brasil desde 1953 na área de Certificação de Produtos e Sistemas de Gestão, por meio do processo de Avaliação da Conformidade, baseado em normas nacionais, internacionais ou regulamentos técnicos. Este selo possui reconhecimento internacional e atende às normas do ISO 14024, sendo associado ao GEN - Green Ecollabeling Network.

Ethical AwardThe Ethical Company Organization foi fundada em 2001 no Reino Unido com o objetivo de impulsionar padrões econômicos e empresariais mais elevados em benefício do meio ambiente, bem-estar animal e direitos humanos. Este selo certifica a empresa ou marca na mais alta pontuação de 15 critérios específicos sob os três títulos gerais de Meio Ambiente, Animais e Pessoas em uma análise global do seu registro de Responsabilidade Social Corporativo. Esta pesquisa é repetida a cada 12 meses para garantir o selo e mantê-lo atualizado.

Eureciclo - O selo Eureciclo foi desenvolvido pela New Hope Ecotech, uma organização com sede em São Paulo, fundada em dezembro de 2014 com a missão de levar sustentabilidade financeira e desenvolvimento para o setor de reciclagem no Brasil. Este selo comunica aos consumidores que a empresa apoia a cadeia de reciclagem atestando o seu cumprimento com a PNRS e a sua preocupação com o meio ambiente.

Fairtrade – A Fairtrade Foundation é uma organização independente e sem fins lucrativos criada em 1992 no Reino Unido e reúne mais de 20 iniciativas de rotulagem em toda a Europa, Japão, América do Norte, México e Austrália / Nova Zelândia, bem como redes de organizações de produtores da Ásia, África, América Latina e Caribe. Quando um cosmético ou marca recebe essa certificação, significa que ela garante condições de trabalho justas na cadeia produtiva, preços dignos (que garantam o sustento dos agricultores envolvidos na produção), produção sustentável (proíbe estritamente o uso de organismos geneticamente modificados, promove sistemas agrícolas que melhorem a fertilidade do solo, etc) e desenvolvimento social.

FSC – Com sede na Alemanha, a Forest Stewardship Council é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos, criada em 1993 para promover o manejo florestal responsável em mais de 70 países ao redor do mundo. Os produtos e cosméticos que levam este selo, atendem aos dez princípios da FSC, entre eles a obediência às leis ambientais, o respeito aos direitos dos povos indígenas e a regularização fundiária.

IBD Ingredientes Naturais – O Instituto Biodinâmico é uma empresa 100% brasileira com atuação internacional criado em 1982 para desenvolver atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, biodinâmicos e de mercado justo (Fair Trade). O IBD tem como filosofia o compromisso com a Terra e o com o Homem, assegurando o respeito ao meio ambiente, boas condições de trabalho e produtos altamente confiáveis. Este selo certifica que o cosmético contém pelo menos 5% de matérias-primas certificadas orgânicas ou FSC. Os 95% restantes da formulação podem ser compostos por matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais. Uma matéria-prima só será classificada como natural pelo IBD se for realmente 100% natural, lembrando que água e sal não são considerados no cálculo.

IBD Certificado Orgânico – O** Instituto Biodinâmico** é uma empresa 100% brasileira com atuação internacional criado em 1982 para desenvolver atividades de inspeção e certificação agropecuária, de processamento e de produtos extrativistas, orgânicos, biodinâmicos e de mercado justo (Fair Trade). Este selo certifica que o produto ou cosmético contém pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas ou FSC, descontando-se água e sal. Os 5% restantes da formulação podem ser compostos por água, matérias-primas naturais, provenientes de agricultura ou extrativismo não certificados ou permitidos para formulações orgânicas. O Certificado Orgânico do IBD tem como filosofia o compromisso com a Terra e o com o Homem, assegurando o respeito ao meio ambiente, boas condições de trabalho e produtos altamente confiáveis.


Natrue - O True Friends of Natural and Organics Cosmetics é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada no ano de 2007 em Bruxelas para validar os produtos e cosméticos genuinamente naturais e orgânicos. Este selo garante a qualidade de produtos originários de cultivos sustentáveis 'cosméticos naturais com uma porção orgânica' e cosméticos orgânicos, no qual exige um percentual mínimo de 70% e 95%, respectivamente de ingredientes orgânicos.

Nordic Ecolabel – O Nordic Ecolabel Swan foi criado em 1989 pelo Conselho Nórdico de Ministros com o objetivo de fornecer um esquema de rotulagem ambiental que contribua para um consumo sustentável e é o Ecolabel oficial dos 4 países nórdicos (Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca). Este selo serve ao consumidor como ferramenta de identificação que certifica que toda a cadeia produtiva foi auditado independentemente conforme a normativa internacional ISO14024. Os critérios ambientais mais importantes para a certificação são o consumo de água e energia, a fonte de matérias-primas, a embalagem, a utilização de produtos químicos, os efluentes perigosos e os resíduos.

Rainforest Alliance – A** Rainforest Alliance** é uma Rede de Agricultura Sustentável composta por organizações internacionais conservacionistas e independentes fundada em 1987 nos Estados Unidos, que tem como objetivo definir práticas agrícolas corretas e que causem menos impacto à saúde dos consumidores, assim como estabelecer normas para gestão do meio ambiente e dos trabalhadores envolvidos com a atividade produtiva. Este selo indica que uma empresa de fazenda, floresta ou turismo foi auditada para atender a padrões que exigem sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Vegetarian Society – Este selo é aprovado pela Vegsoc aos produtos e cosmético avaliados e credenciados em conformidade com os princípios da Sociedade Vegetariana Britânica. Fundada na Inglaterra e com credibilidade mundial, é a primeira do mundo e existe há 150 anos. Isto significa que todos os produtos aprovados são livres de carne de animais (carne, ave, peixe ou marisco), não contém qualquer ingrediente resultante de abate, é GMO Free - Livre de Organismos Geneticamente Modificados, não faz testes em animais e não têm contaminação cruzada com ingredientes não vegetarianos durante o processo de produção.

USDA Organic – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos foi criado em 1892 com o objetivo de desenvolver, manter e expandir o acesso para produtos de países diversos ao mercado americano. Este selo certifica produtos que são produzidos em fazendas, como mel, abacate e outros alimentos. Quando um produto contém o selo USDA, significa que ele possui 100% de ingredientes orgânicos, ou contém pelo menos 95% de ingredientes orgânicos. Ingredientes derivados de plantas e óleos essenciais não são regulamentados pelo USDA.

Produto Orgânico Brasil - O SISORG, Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica, administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, do governo brasileiro, foi criado em 2010 para identificar e controlar a produção nacional de alimentos orgânicos, quanto a sua origem e processo produtivo. Este selo certifica que um produto ou cosmético contém no mínimo 95% de ingredientes orgânicos.

Selos Use Orgânico
Agora que você já conhece os selos de certificação mais importantes do Brasil e do mundo, chegou a hora de conhecer os selos criados pela Use Orgânico para classificar cada um de nossos produtos e cosméticos encontrados em nossa loja virtual.

Orgânico – Este selo significa que o cosmético contém no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em sua composição em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação. Os ingredientes orgânicos são cultivados e produzidos sem o uso de qualquer aditivo químico. Ou seja, são 100% livres de agrotóxicos, pesticidas, herbicidas, adubos e fertilizantes artificiais, hormônios, antibióticos ou transgênicos. Para que um cosmético seja considerado orgânico, todas as etapas do seu processo de produção, que compreende o plantio, o cultivo, a colheita e a estocagem dos ingredientes e o transporte, devem atender às regras estabelecidas pelos órgãos de certificação orgânica. Ou seja, mesmo quando um produto é cultivado de forma natural, caso alguma etapa de produção fuja às regras de certificação, ele será classificado apenas como um cosmético natural, mas não receberá o selo de orgânico.

100 Natural – Este selo garante que o produto contém no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. O uso de cosméticos naturais reduz os riscos de processos alérgicos devido a mínima concentração ou inexistência de ativos sintéticos na formulação, perigosos para a saúde e para o meio ambiente, assim como incentiva a produção de pequenos produtores e uso sustentável do bioma.

Não testado em Animais – Este selo certifica cosméticos que não foram testados em animais. Muito importante ressaltar que esses símbolos atestam que nem o produto final nem nenhum ingrediente usado para fabricar o mesmo foi testado em animais em nenhuma fase de produção do produto. Ressaltamos que na Use Orgânico, como filosofia, nenhum produto é testado em animais.

Vegano – Este selo é a garantia de que o produto não possui nenhum tipo de ingrediente ou sub-ingrediente de origem animal e que não foi testado em animais. Vale ressaltar que os produtos certificados veganos não contêm cera de abelha, nem foram processados em máquinas que processaram produtos de origem animal.

Com ingredientes naturais – Este selo serve para classificar os produtos fabricados de modo convencional, mas que possuem em sua formulação uma porcentagem de ingredientes naturais.

Gluten-free – Este selo é a garantia para produtos sem glúten. Para isso, é feita uma avaliação em todo o processo de produção do item. É especialmente importante para pessoas com doença celíaca ou que têm alergias ao glúten.

Não Trans – Este selo é a garantia de que o produto não foi geneticamente modificado, visando alertar sobre os perigos dos transgênicos, não apenas para a saúde, como também para o meio ambiente.

#useorganico